Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo



Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito na Maçonaria, ou simplesmente Moral e Dogma, é um livro de ensinamento maçônicos publicado pelo Conselho Supremo, Trigésimo Terceiro Grau, do Rito Escocês, Jurisdição do Sul dos Estados Unidos. Foi escrita por Albert Pike e publicada primeiramente em 1872. Houve diversas edições subseqüentes, mas exclusiva a posse ao maçom, não sendo distribuído, ou vendido, ao não iniciado.

O livro é composto por orientações e ensaios de Pike que recopilou e estabeleceu as bases filosóficas, sociológicas, históricas, políticas, simbólicas e religiosas do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Elabora ensinamentos para os 33 graus do Rito Escocês. Pretende ser um guia para os que incorporam o Rito Escocês, e explica-se a compreensão de Pike e do simbolismo e da alegoria sobre os graus maçônicos.

Trata-se de uma obra imponente pelo volume e pelos ensinamentos compilados, 861 páginas de textos e ensinamentos e mais um índice de referências com 218 páginas, possuindo trinta e dois capítulos, cada um que discute o simbolismo filosófico de cada grau da maçonaria em detalhes.

No prefácio da edição de 1950, os editores escreveram sobre Pike:

Ao preparar este trabalho, o Grande Comandante procurou igualar o Autor e Compilador; visto que extraiu completamente a metade de seus índices dos trabalhos dos melhores escritores e pensadores os mais filosóficos ou eloqüentes. Talvez teria sido melhor e mais aceitável se tivesse extraído mais e escrito menos.

O prefácio dessa edição afirmava:

Todos estão inteiramente livres para rejeitar e discordar do que nisto possa lhe parecer falso ou doentio.

Embora discuta as minúcias dos rituais maçônicos em muitos detalhes, escreve-se de com linguagem arcana para não revelar os segredos maçônicos. Os movimentos rituais e os objetos são nomeados, mas não descritos.

Em algumas edições mais antigas, a página de título do livro declara em grandes letras de imprensa:

LIVRO ESOTÉRICO, PARA O USO SOMENTE DO RITO ESCOCÊS; PARA SER DEVOLVIDO NA SAÍDA OU NA MORTE DO SEU DETENTOR.

Uma cópia do Moral e Dogma era dado a cada membro novo da Jurisdição do Sul até 1974, quando o membro atingia o 14°. O livro foi substituído inicialmente pelo Comentário de Clausen Sobre Moral e Dogma, escrito por Henry C. Clausen, 33°, Grande Comandante Soberano, e mais tarde pelo livro Uma Ponte para a Iluminação, do Dr. Rex Hutchens, 33°, G.'.C.'., sendo o livro recente que o Novo Rito Escocês da Jurisdição do Sul recebe hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar

Loading

Pesquisar

Loading